Início » Turbo » Turbinar motor 1.0: Vale a pena? Compensa?

Turbinar motor 1.0: Vale a pena? Compensa?

blank

Colocar turbo em um motor 1.0 aspirado, será que compensa? Sem muito mistério, na maioria dos casos vale a pena sim! Com o turbo é possível extrair potência significativa até mesmo de motores de baixa cilindrada. Mas será que você se enquadrada nesse perfil?

Ao turbinar um carro, você está alterando seu projeto original, com isso, é evidente que o carro irá consumir mais combustível e estar mais suscetível a defeitos.

Porém, por outro lado, sabemos como as coisas são caras e de difícil acesso no Brasil. Turbinar o carro é o sonho de muitos entusiastas a fim de uma máquina melhor. Então se for o seu sonho, qual o problema de encarar o risco de alguns probleminhas?

Em altas velocidades talvez você não note muita diferença, já que os câmbios de carros 1.0 costumam ser muito curtos. Já na aceleração, arrancada e retomada de velocidade o carro muda completamente, além da nova sonorização do motor, sinfonia para o ouvido dos amantes de carro.

Qual o valor para turbinar?

Em média, você vai gastar 5 mil reais para colocar turbo em um carro 1.0, com o chamado Kit turbo padaria. Você pode ler mais sobre isso clicando aqui. Nesse valor está incluso mão de obra e produtos de boa qualidade.

blank
Foto dos componentes padrões de um kit turbo, o famoso kit turbo padaria.

Quanta potência será extraída do motor?

Um motor 1.0 aspirado, ao ser transformado em turbo, rende em torno de 100 cavalos de roda, o equivalente a aproximadamente a mais ou menos 150 cavalos de motor.

Caso você não entenda a diferença de cavalos de roda para cavalos de motor, os fabricantes de carro sempre informam a potência em cavalos de motor. Já os preparadores informam a potência em cavalos de roda, simplesmente porque é muito complexo você remover um motor de um carro apenas para medir a potência dele.

Então ao turbinar um motor 1.0, você irá extrair a potência aproximada equivalente a um motor de cilindrada 1.6 e até mesmo 1.8.

Você deseja aprender mais sobre motores a combustão? Recomendo o livro Motores de Combustão Interna, totalmente em português e voltado para quem deseja iniciar no estudo de motores a combustão. O livro vai direto ao assunto e aborda de maneira fácil e explicativa, sendo uma base poderosa para compreensão técnica de motores.

blank

Sou mecânico com muitos anos de experiência. Tenho preferências por carros japoneses e atualmente tenho um Subaru Impreza 2011. Quem sabe um dia consiga ter um Mitsubishi Eclipse ou então dirigir um Honda NSX. Nunca se esqueça: o melhor carro do mundo é o que a gente tem. | Instagram