Início » Blog » Punta taco: O que é? Como funciona? Para que serve?

Punta taco: O que é? Como funciona? Para que serve?

Sem dúvidas, a cena mais icônica do Punta taco é o Ayrton Senna executando a manobra no Honda NSX com seu sapato mocassin, em uma pista do Japão, enquanto ele testava o carro, que na época estava em desenvolvimento.

O que é?

Punta taco, também chamado de punta-tacco é uma técnica antiga do automobilismo, podendo ser executada apenas em carros manuais. Consiste no piloto frear o carro junto com pequenos toques no acelerador, com o mesmo pé em que freia. O objetivo do piloto é manter o mesmo giro do motor em momentos de diminuição de velocidade do carro.

Nessa ilustração é possível perceber o piloto freando com a ponta do pé direito ao mesmo tempo que da pequenos toques no acelerador com o calcanhar.

Para que serve?

O punta taco tem finalidade de melhorar a performance do carro na pista quando ele faz reduções de marcha, ou seja, nas curvas. Através dessa manobra é possível que o piloto ganhe alguns milissegundos. Não sendo recomendado utilizar nas ruas, já que aumenta o consumo de combustível sem apresentar nenhum ganho expressivo.

Você já deve ter notado que quando faz reduções de marcha precisa tirar o pé do acelerador, já que nas reduções de marcha você está em desaceleração, ou seja, freando (afinal, é por isso que você está reduzindo a marcha).

Nesse momento em que você tira o pé do acelerador para poder frear, a rotação do carro cai subitamente, e ao retomar a velocidade, o motor do carro precisa “recuperar” a queda de rpm.

Por exemplo: você está em 3ª marcha e reduz para a 2ª, nesse momento você tirou o pé do acelerador para frear, e com isso a rotação do carro caiu de 3.000 rpm para 2.000 rpm. Com o punta taco você dá pequenos toques no acelerador e assim o carro mantém a faixa de 3.000 rpm.

Outro beneficio do punta taco é manter a estabilidade do carro em reduções de marcha, já que o carro não irá mais sofrer com solavancos ao retomar uma marcha menor. Além disso, o punta taco ajuda a preservar o conjunto motriz (motor e câmbio), uma vez que evita mudanças abruptas de rotação do motor.

No punta taco bem executado o motorista não sente nenhum solavanco, porém isso exige muita técnica, já que se trata de uma técnica de difícil execução.

Posso utilizar qualquer tênis?

O punta taco fica melhor executado utilizado tênis correto, já que tênis de pilotagem oferece um grip muito melhor entre o pé do piloto e os pedais. Você pode conferir nossa recomendação de tênis clicando aqui.

Sou mecânico com muitos anos de experiência. Tenho preferências por carros japoneses e atualmente tenho um Subaru Impreza 2011. Quem sabe um dia consiga ter um Mitsubishi Eclipse ou então dirigir um Honda NSX. Nunca se esqueça: o melhor carro do mundo é o que a gente tem. | Instagram