Início » Preparação » Quanto de peso você pode remover do seu carro?

Quanto de peso você pode remover do seu carro?

blank

Você já parou pra pensar quanto peso consegue aliviar de um carro retirando todas as partes “desnecessárias”? Como por exemplo, teto solar, forros, acabamentos internos, sistema de som, bancos…

É comum fazerem isso em carros de rua quando são preparados para competição. Com a redução de peso o carro fica mais rápido, ágil e consumindo menos combustível.

Para essa postagem utilizaremos como base o vídeo do youtuber americano ChrisFix, intitulado How Much Weight can you REMOVE from your Car? Caso você fale inglês, pode ver diretamente o vídeo, ou então acompanhar esse nosso artigo traduzido.

Além do mais, o vídeo utiliza unidades de medidas comum nos Estados Unidos, como mp/h e lbs, porém nesse artigo foram feitas conversões para medidas utilizadas pelos brasileiros, respectivamente, km/h e quilogramas.

O carro utilizado foi uma antiga BMW Série 3 (E46), no vídeo não é falado o ano do carro, porém esse modelo foi produzido entre 1998 e 2006.

blank

Testes de performance sem remover nenhum peso

Antes de fazer a redução de peso foram feitos alguns testes com o carro, tanto de aceleração, de 0km/h até 100km/h, como também teste de frenagem, de 100km/h até 0km/h.

No teste de aceleração, em três passadas, o carro levou em média 6.8 segundos para chegar em 100km/h.

No teste de frenagem, também em três passadas, o carro levou em média 52 metros para sua velocidade ir de 100km/h até parar.

Peso do carro antes da retirada dos componentes

Antes de começarmos a redução de peso, o valor encontrado para o peso do carro foi de 1529 kg.

Veja os itens que serão removidos:

  1. Bancos
  2. Tudo que estiver no porta-malas
  3. Plásticos e sistema de som
  4. Todo o carpete e abafadores acústicos
  5. Teto solar
  6. Maioria dos itens do painel de instrumentos

1. Remoção dos bancos

Nada melhor do que começar com a remoção de um dos itens de maior volume do carro, os bancos. Além disso, um dos itens mais pesados também.

Ao final da remoção deles, o carro alcançou a marca de 1447kg, uma redução de 82kg.

blank

O novo banco que será utilizado você pode ver a esquerda na imagem. O seu peso é de apenas 14kg, muito menos que os originais do carro, afinal, ele não tem diversos itens de segurança e conforto, além de ser próprio para competição.

2. Limpeza do porta-malas

Um carro de passeio possui muitos itens desnecessários para carros de competição em seu porta-malas, como por exemplo, estepe, macaco, carpete…

Ao remover esses itens da BMW, o carro ficou 34kg mais leve.

3. Remoção dos plásticos e sistema de som

Ao remover os plásticos de dentro do carro, o console central e principalmente o sistema do cinto de segurança, o carro ficou 22kg mais leve.

Desse peso, aproximadamente 11kg são de plástico e os outros 11kg são dos cintos de segurança(a esquerda na imagem de baixo).

blank

4. Remoção dos carpetes e abafadores acústicos

Em um carro de corrida, quem precisa de carpete e abafador acústico? Esses itens são mais pesados do que você imagina, afinal, estamos falando de uma BMW, um carro que investe bastante em conforto(e consequentemente isso eleva o peso).

blank

Ao remover o carpete e os itens que ficam abaixo dele, como isopores e partes plásticas, o carro ficou 20kg mais leve, alcançando a marca de 1360 kg.

Mas não para por ai, para trazer mais conforto, a BMW possui muitos abafadores acústicos em baixo do seu carpete, colados diretamente no monobloco do carro, e como você deve imaginar, para a pista, todo esse peso é desnecessário.

Para ser removido é um pouco difícil, já que a cola da fábrica é muito eficiente. Para sua remoção, o autor do vídeo utilizou gelo-seco, se você tiver curiosidade de como é esse processo, pode ver no minuto 15 do vídeo.

Ao total, foram removidos aproximadamente 30kg apenas de abafadores acústicos.

5. Remoção do teto solar

O teto solar, além de adicionar peso desnecessário para o carro, também eleva seu centro de gravidade, já que os itens que o compõe são pesados e ficam na parte mais alta do carro.

Ao removê-lo junto com o forro do teto, o carro ficou 18kg mais leve. Além de ter baixado seu centro de gravidade, melhorando a performance nas curvas.

blank

Porém, obviamente, agora o carro ficou com um grande buraco no seu teto, para resolver isso, foi instalado um painel para cobrir o buraco, pesando apenas 900 gramas. Então, no total, o carro ficou 17kg mais leve.

blank

6. Remoção dos itens do painel de instrumento

Em um carro de corrida, quem precisa de rádio, acabamento de madeira, sistema de controle do ar-condicionado e airbag do passageiro?

blank

Com a remoção desses itens, o carro ficou 7kg mais leve.

Peso final da BMW

Agora, finalmente com diversos itens removidos, chegamos ao nosso peso final. Porém, ainda precisamos colocar novamente o banco do motorista, já que ele foi removido logo no início do processo de alivio de peso, lembra?

blank

Depois disso tudo, o peso final encontrado foi de 1333 kg, o carro ficou incríveis 196 kg mais leve. Isso sem ainda remover os forros de porta, que não foram retirados para dar maior segurança ao carro, já que eles são responsáveis por reter os estilhaços do vidro em caso de um acidente.

blank

Testes finais

Agora com nosso carro pesando quase 200kg a menos, vamos aos testes finais.

No teste de aceleração, indo de 0 km/h até 100 km/h, em três passagens, a BMW alcançou uma média de 6 segundos, 0.8 segundos a menos do que a média do nosso primeiro teste.

E finalmente, no teste de frenagem, em três passagens, o carro alcançou uma média de 43 metros para frear de 100 km/h até 0 km/h, uma melhora de 7 metros.

blank

Então esse é o resultado final, caso queira mais detalhes, pode ver o vídeo diretamente no canal do ChrisFix no YouTube.

blank

blank

Sou mecânico com muitos anos de experiência. Tenho preferências por carros japoneses e atualmente tenho um Subaru Impreza 2011. Quem sabe um dia consiga ter um Mitsubishi Eclipse ou então dirigir um Honda NSX. Nunca se esqueça: o melhor carro do mundo é o que a gente tem. | Instagram