Início » Pintura » Como pintar seu carro em casa com tinta spray

Como pintar seu carro em casa com tinta spray

blank

Você sabia que é possível pintar o carro com tinta automotiva em spray? Algumas lojas de tinta oferecem esse tipo de produto, e pode ser uma ótima solução para pequenos retoques na pintura do seu carro.

Um tubo de 300ml custa em média 20 reais e rende até 2 metros quadrados, o suficiente para corrigir algumas falhas na pintura do carro, sem exigir um grande conhecimento por parte do aplicador.

Mas lembrando que a tinta spray é recomendada apenas para áreas pequenas, pois não possui a mesma resistência e durabilidade dos métodos tradicionais. Por isso utilize apenas para pequenos reparos.

Quais itens preciso comprar?

Você irá precisar comprar três sprays diferentes: primer, tinta e verniz.

O prime é o primeiro a ser aplicado, serve como uma base para gerar uma melhor fixação da tinta. A tinta serve obviamente para dar a cor, e o verniz serve para dar o brilho final e proteger a pintura.

Caso a superfície que você queira pintar precise corrigir algumas imperfeições, como arranhões ou riscos profundos, utilize a massa acrílica para corrigir essas imperfeições e deixar a lataria uniforme novamente.

blank

Como comprar?

Lojas como a Amazon ou a Maxitintas oferecem esse tipo de solução, porém você pode comprar na loja de sua preferência.

Como aplicar?

  1. Limpe a área que deseja pintar, para retirar toda poeira e qualquer outro resíduo. Recomendo utilizar uma lixa seca 600.
  2. Se precisar, aplique a massa acrílica para corrigir arranhões ou riscos profundos.
  3. Isole com fita e jornal/lona/plástico as áreas que você não deseja pintar. Para assim não correr o risco de respingar e manchar essas áreas.
  4. Aplique o prime em spray e aguarde secar.
  5. Após aplicado, o prime fica muito desuniforme. Para resolver isso, utilize a lixa 600 até notar que a lataria do carro ficou lisa novamente.
  6. Agora é a hora de pintar. Agite a lata de tinta e aplique na área desejada.
  7. Aguarde 5 minutos e aplique o verniz automotivo em spray. Se desejar mais brilho, aplique mais de uma demão de verniz.

Polimento

Para um melhor resultado e “abrir o brilho” da região pintada, você pode polir. Para isso utilize uma lixa d’água 1500 para lixar em formatos circulares, em seguida aplique massa de polir.

Após 24 horas a última demão de verniz, o processo estará concluído e você poderá usar o carro normalmente.

blank

Sou mecânico com muitos anos de experiência. Tenho preferências por carros japoneses e atualmente tenho um Subaru Impreza 2011. Quem sabe um dia consiga ter um Mitsubishi Eclipse ou então dirigir um Honda NSX. Nunca se esqueça: o melhor carro do mundo é o que a gente tem. | Instagram