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Posso completar o óleo? Saiba porque recusar essas ofertas em posto de gasolina!

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A cena é clássica. Você estaciona no posto de combustível para abastecer seu veículo e o frentista faz aquela pergunta: “Quer conferir o nível do óleo e do radiador?”

Oferecer esse e outros serviços e produtos pode até causar boa impressão, porém a prática representa risco real de desperdício de dinheiro e até de danos ao automóvel do consumidor. Nem sempre os frentistas e as instalações dos postos oferecem capacitação técnica e equipamentos adequados para a execução de determinadas manutenções.

Veja as principais “armadilhas” que você deve se preparar para não cair.

Completar o óleo

Uma das práticas mais comuns é o frentista se oferecer para verificar o nível do óleo do motor. Ao conferir a vareta, provavelmente ele vai dizer que falta lubrificante, pois na maioria dos postos os frentistas ganham dinheiro ao vender óleo lubrificante, gasolina aditivada, palhetas do limpador de para-brisa, entre outros itens com uma maior margem de lucro para os postos.

Porém, pouca gente se dá conta que o nível está baixo por um motivo simples: o motor está quente e o óleo ainda não desceu para o cárter. O resultado disso é que muitos clientes aceitam completar o nível, quando na verdade estão colocando lubrificante em excesso. 

O nível do óleo deve ser checado sempre com o motor frio e com o veículo posicionado em um piso plano. É necessário aguardar cerca de dez minutos até o óleo descer para o cárter. Além disso, tem a questão da especificação do óleo, misturar óleos de diferentes marcas, mesmo que tenham a mesma viscosidade pode trazer problemas.

Para informações mais precisas sobre troca de óleo confira nosso artigo Com que frequência devo trocar o óleo do meu carro?

Cabe lembrar que a AutoXP conta com uma equipe de mecânicos especializados, que podem indicar o tipo certo de óleo para cada motor. E além disso, o serviço é feito onde o cliente quiser, evitando deslocamentos e a aquisição de outros produtos desnecessários.

Colocar aditivo de combustível

Essa é outra oferta que representa desperdício de dinheiro, já que tanto o combustível quanto o óleo lubrificante já são certificados e vendidos com a formulação necessária para proporcionar o funcionamento ideal do motor.

Caso o cliente fizer questão de um produto para prevenir o acúmulo de sujeira e de resíduos nos componentes internos, as distribuidoras oferecem a gasolina aditivada.

Checar o fluido de freio 

Essa é outra “pegadinha” bastante comum nos postos de combustível. Nesse caso, um dos riscos é a contaminação do fluido por água. O fluido de freio tem a característica de absorver a umidade, por menor que seja.

Basta espirrar um pouco de água para contaminar o produto e acelerar seu ponto de ebulição, comprometendo a capacidade de frenagem. Outro risco é a entrada de ar na tubulação de freio, ocasionando a formação de bolhas que também podem reduzir a eficiência dos freios.

Caso o nível esteja muito baixo, até dá para completar no posto, mas se atente as pastilhas de freio, caso elas estejam muito consumidas, provavelmente seu fluído de freio está baixo por causa disso e ao trocar a pastilha de freio esse problema será solucionado também.

Aditivo do radiador (conhecido popularmente como “água” do radiador)

Outra oferta comum de frentistas é checar o nível de líquido no vaso de expansão do sistema de arrefecimento do motor. Até aí, tudo bem. O problema começa quando tentam “empurrar” a venda de aditivo para o radiador para ganhar uma comissão.

Caso seja necessário completar no posto, o recomendável é repor apenas com água desmineralizada para prevenir a formação de corrosão nos dutos internos. Quanto à colocação de aditivo, a recomendação é usar estritamente o produto de especificação informada no manual do automóvel.

Trocar as palhetas do limpador de para-brisa

Muitos frentistas oferecem palhetas novas para o limpador. É fato que, por conta da exposição ao sol e à sujeira, com o tempo a eficiência do equipamento, que funciona como uma espécie de rodo, é comprometida – isso pode ser verificado ao surgirem ruídos ao acionar o limpador e, principalmente, quando a remoção da água acontece de forma irregular.

No entanto, nem sempre é preciso substituir a peça. Em alguns casos, basta limpar as palhetas com água para remover a sujeira acumulada. Além disso, usar palhetas que não sejam originais traz risco de mau funcionamento e até de danos ao para-brisa.

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Sou mecânico com muitos anos de experiência. Tenho preferências por carros japoneses e atualmente tenho um Subaru Impreza 2011. Quem sabe um dia consiga ter um Mitsubishi Eclipse ou então dirigir um Honda NSX. Nunca se esqueça: o melhor carro do mundo é o que a gente tem. | Instagram