Início » Blog » Filtro de óleo: como comprar o correto para o seu carro

Filtro de óleo: como comprar o correto para o seu carro

Descobrir o óleo certo para seu carro é algo relativamente fácil. Basta olhar no manual e lá estará indicando a viscosidade correta, a partir disso você pode comprar qualquer marca, desde que obedeça a viscosidade recomendada pelo fabricante.

Todavia, quando se trata de filtro de óleo o assunto torna-se um pouco mais complexo, já que as marcas diferem o nome do modelo, mesmo sendo equivalentes. Por exemplo: o filtro PSL78 da Tecfil é equivalente ao WO205 da Wega, mas tem nomes completamente diferentes. Então fica a dúvida, como você fará para descobrir o filtro correto?

É justamente nisso que vamos te auxiliar nesse artigo. Você saberá encontrar o filtro de óleo correto independente da marca que escolher.

Por onde começar?

De todas as fabricantes de filtro de óleo do mundo, a brasileira Tecfil é a que tem o melhor catálogo na minha opinião, através dele é possível descobrir o filtro correto para praticamente qualquer carro do mundo, e a partir dele descobrir qual é o filtro equivalente de qualquer outra marca.

Para entrar no catálogo da Tecfil, basta clicar aqui para acessar o link.

  1. Na opção de busca digite o carro que você deseja escolher. Para esse exemplo vou utilizar o Fox da Volkswagen.

2. Como o Fox é um automóvel, então clique em automóvel.

3. Então role a pagina para a direita, até aparecer a coluna “Lubrificantes”.

4. Ache a coluna “Lubrificantes”, destacada em vermelho.

Você pode reparar que tem duas colunas chamadas de “Lubrificantes”, isso ocorre porque alguns carros podem ter mais de um filtro de óleo compatível, por isso a Tecfil coloca duas opções. Caso o seu carro apareça opção nas duas colunas, você poderá usar qualquer um.

Você deve ter reparado que aparecem várias linhas, cada uma com um modelo de Fox, isso ocorre pois o mesmo carro pode ter mais de um filtro de óleo compatível, de acordo com o motor e o ano de fabricação, então se atente a esse detalhe.

Os filtros de óleo da Tecfil que começam com o prefixo TM são universais, pois funcionam em uma grande linha de carros, sendo eles: TM1, TM2, TM3, TM4 e TM5. E são totalmente equivalente aos universais de outras marcas.

Por exemplo:

  • O filtro TM1 é totalmente equivalente ao filtro WUNI0001 da marca Wega;
  • O filtro TM2 é totalmente equivalente ao filtro WUNI0002 também da marca Wega;
  • E assim sucessivamente, até o TM5, que é o último filtro universal.

Após encontrar o filtro de óleo correto da marca Tecfil, basta digitar no Google o nome do filtro seguido da marca que você deseja. Por exemplo: se você deseja o filtro PSL545, porém da marca Wega, então você digita “PSL545 Wega” no Google, e logo no primeiro resultado aparecerá o equivalente.

No primeiro resultado já aparece o site da Wega mostrando que o filtro PSL545 da Tecfil é equivalente ao WO346 da Wega

Caso você deseje filtro da marca Mann, também pode clicar nesse link para ir diretamente ao conversor de filtros da própria Mann.

Facilmente identificável que o equivalente ao PSL545 da Tecfil são os W712/89 e W712/95 da marca Mann

Caso você queira um filtro de óleo da marca Fram, pode clicar aqui para fazer uma busca pelo seu carro diretamente no site da fabricante, muito similar ao da Tecfil, sendo diferente apenas o layout. Já que a Fram não fornece um catálogo de conversão igual as outras fabricantes.

Viu como é fácil encontrar o filtro de óleo do seu carro?

Também selecionei um ótimo óleo para o motor do seu carro, basta clicar nesse link para comprar com o melhor preço do Brasil. Mas não se esqueça de selecionar a viscosidade correta do seu carro, no link selecionei o 5w30, a viscosidade mais utilizada pelos carros brasileiros.

Sou mecânico com muitos anos de experiência. Tenho preferências por carros japoneses e atualmente tenho um Subaru Impreza 2011. Quem sabe um dia consiga ter um Mitsubishi Eclipse ou então dirigir um Honda NSX. Nunca se esqueça: o melhor carro do mundo é o que a gente tem. | Instagram