Início » Blog » Condicionador de metais como Militec e Alfa-X funcionam?

Condicionador de metais como Militec e Alfa-X funcionam?

Uma discussão, que se arrasta por anos entre especialistas e entusiastas: condicionadores de metais funcionam ou são puro marketing?

Independente de qual for sua resposta, o “outro lado da força” irá discordar de você. Mas será que existe motivo pra tanta desentendimento? Ou apenas são pontos de vista diferentes?

Uma coisa é certa, todo o ano aparecem diversos produtos milagrosos no mercado automotivo, prometendo revolucionar as mais avançadas técnicas de engenharia. Foi nesse cenário que o Militec apareceu, o primeiro condicionador de metais a ganhar fama.

Com o passar do tempo o Militec simplesmente não sumiu do mercado igual a outros produtos “milagrosos”. Isso significa que de certa forma o produto apresentou resultado aos motoristas, que deram continuidade ao uso, consequentemente não deixando ele desaparecer.

E foi nesse cenário de mercado em crescimento que apareceram outros marcas pra tentar competir com o Militec. De fato essas outras marcas também conseguem vender, mas o maior nome sem dúvidas é o da Militec-1.

Problemas do Militec

O maior problema do Militec é tentar enganar o consumidor sobre a existência de cloro na composição do produto. A marca afirma que não existe este componente na sua fórmula, todavia testes mostraram que há sim esse elemento no produto, incluindo os testes da Agência Nacional de Petróleo.

O problema do cloro é que dentro do motor ele forma cloreto ácido, prejudicando diversos componentes metálicos do motor, como rolamentos por exemplo. A longo prazo pode trazer resultados indesejados.

Porque então existem consumidores que adoram o produto?

Primeiramente porque o marketing da Militec é bastante agressivo, além disso em alguns casos o produto pode sim apresentar resultados. Porém é muito difícil mensurar o quanto o Militec pode ser benéfico, já que a maioria dos comentários positivos sobre o produto são isolados e não testes conclusivos.

Existem testes que respaldam esse funcionamento “milagroso” do Militec, é possível encontrar no Youtube vídeos que mostram um motor rodando sem óleo algum, apenas com condicionador de metais.

Porém qualquer motor funciona por um curto período de testes sem óleo. Principalmente porque o óleo mesmo sendo removido, forma um filme nas peças metálicas por um pequeno espaço de tempo, protegendo o motor.

Nós recomendamos o uso?

Os óleos lubrificantes já vem com diversos aditivos em sua composição, incluindo elementos que realizam a mesma função que os condicionadores de metais, por isso, não há motivo para utilizar Militec.

Além disso, por conter cloro, no longo prazo pode vir a apresentar resultados danosos ao motor. Retrocedendo qualquer beneficio que o produto pode ter dado ao longo desse tempo.

Sou mecânico com muitos anos de experiência. Tenho preferências por carros japoneses e atualmente tenho um Subaru Impreza 2011. Quem sabe um dia consiga ter um Mitsubishi Eclipse ou então dirigir um Honda NSX. Nunca se esqueça: o melhor carro do mundo é o que a gente tem. | Instagram