Início » Blog » Como funciona o Supercharger e porque o Turbo é melhor

Como funciona o Supercharger e porque o Turbo é melhor

Você sabe a diferença do motor com turbocompressor e supercharger? Os dois utilizam a técnica de aumentar a pressão dentro do cilindro para permitir uma maior admissão de oxigênio, porém fazem isso de maneiras diferentes.

Como você deve ter aprendido nas aulas de física no colégio, quanto maior a pressão dentro do cilindro, mais os materiais ali dentro estão “compactados”, e isso inclui a mistura ar-combustível, responsável pela energia que irá movimentar o carro.

Então, quanto maior pressão colocarmos dentro do cilindro, maior a quantidade de mistura ar-combustível será admitida em uma única fase do motor, resultando em maior potência, sem precisar aumentar a cilindrada desse motor.

O que o turbocompressor e o supercharger fazem é aumentar a pressão dentro do cilindro, todavia fazem isso “roubando” energia de lugares completamente diferentes.

Entenda rapidamente como funciona o Turbo para entender melhor como funciona o Supercharger

O turbo utiliza da energia dos gases de escape para girar uma turbina que irá aumentar a pressão do cilindro. Sabe aqueles gases que saem no escapamento do seu carro? Então, o turbo utiliza a energia cinética (energia de movimento) daqueles gases para girar uma turbina que irá aumentar a pressão dentro do cilindro.

Você deve ter notado que os gases de escape saem com uma certa velocidade, a ideia genial do turbocompressor é utilizar essa velocidade para girar uma turbina que irá comprimir tudo dentro do cilindro.

Então de onde o Supercharger “rouba” energia?

Para poder girar a turbina que irá comprimir os materiais dentro do cilindro, o supercharger “rouba” energia do próprio motor. A turbina do supercharger funciona a partir de uma correia ligada a polia do virabrequim.

A polia do virabrequim não é nada mais que a polia utilizada para transmitir energia para os acessórios do carro, como por exemplo, ar condicionado e alternador. Toda energia utilizada pela polia do virabrequim tá sendo gerada pelo próprio motor.

Mas você agora deve estar pensando: se o supercharger precisa que o motor lhe alimente, ele realmente produz energia suficiente pra ter um saldo calórico superior? A resposta é sim, mesmo que o supercharger roube energia do motor para funcionar, ele consegue gerar mais energia do que ele rouba, com isso, há um aumento de potência.

O principal motivo do Turbo ter feito sucesso e não o Supercharger

É simples, enquanto o turbo utiliza de uma energia que tá sendo desperdiçada pelo carro, o supercharger utiliza de uma energia que o próprio motor precisa produzir. Com isso, o motor com turbocompressor consegue gerar muito mais potência.

Carro popular com motor supercharger

No inicio dos anos 2000 a Ford lançou o Fiesta com motor 1.0 supercharger, na época esse era um item apenas de carros de luxo, porém a Ford quebrou esse paradigma colocando em um carro popular.

Porém como você deve ter percebido, a tecnologia não foi pra frente e o Fiesta com motor supercharger foi descontinuado. O motivo já foi explicado nesse artigo: o turbo é muito melhor, e é por isso que hoje em dias os motores a combustão que utilizam compressor volumétrico optam pelo turbo.

Deseja aprender mais sobre motores a combustão? Recomendo o livro Motores de Combustão Interna, totalmente em português e voltado para quem deseja iniciar no estudo de motores a combustão. O livro vai direto ao assunto e aborda de maneira fácil de entender, sendo uma base poderosa para compreensão técnica de motores.

Sou mecânico com muitos anos de experiência. Tenho preferências por carros japoneses e atualmente tenho um Subaru Impreza 2011. Quem sabe um dia consiga ter um Mitsubishi Eclipse ou então dirigir um Honda NSX. Nunca se esqueça: o melhor carro do mundo é o que a gente tem. | Instagram