Início » Manutenção » Sintomas de que você deve trocar as velas de ignição do carro

Sintomas de que você deve trocar as velas de ignição do carro

blank

Por algum motivo você se lembrou que precisa fazer manutenção nas velas do carro. Muitas vezes esquecida, essa é uma peça fundamental para o bom funcionamento do motor.

A parte boa desse problema é que para fazer a troca, o valor das velas somado a mão de obra é barato. Uma vela costuma custar de 20 a 40 reais, então se o seu carro possui 4 velas, o valor do produto sairá aproximadamente entre 80 e 160 reais, além da mão de obra.

Por ser fácil de serem trocadas na maioria dos motores, a mão de obra não costuma sair cara para este tipo de serviço. Apesar de ser um processo simples, tome cuidado ao escolher um mecânico para esse serviço, pois existem alguns importantes detalhes que devem ser observados na troca da peça, como por exemplo, aplicar o torque ideal na hora de apertar a nova vela ao cabeçote.

Por mais que pareça um detalhe bobo, apertar demais pode danificar o cabeçote, apertar de menos pode resultar em vazamento de óleo na parte das velas. Por isso, escolha um mecânico capacitado e que possua todo o equipamento necessário, incluindo o torquímetro.

A vela é responsável por gerar a ignição dentro do motor, o pistão comprime a mistura ar-combustível dentro da câmara de combustão, e então a vela gera uma faísca para iniciar a combustão.

Como você viu, todo o motor depende da faísca da vela, caso essa faísca esteja falhando, a mistura ar-combustível não estará explodindo de maneira satisfatória. Com isso, você estará jogando fora combustível pelo escape do seu carro, antes dele queimar devidamente, resultando em perda de potência e maior consumo do motor.

Mas quais são os sintomas de que está na hora trocar as velas?

Os sintomas de vela carbonizada são simples: perda de potência do motor, maior consumo de combustível, além de dificuldade de dar partida no carro, indício claro o desgaste excessivo das velas.

Não confunda desgaste das velas com desgaste do cabo de ignição

Como já citado, a vela funciona com um faísca elétrica na sua ponta, responsável por iniciar o processo de queima dentro do motor. Como qualquer outro componente eletrônico, ela precisa de energia para funcionar, e o responsável por levar energia para as velas é o cabo de ignição, caso os cabos de ignição estejam com defeito, os sintomas são os mesmos de vela desgastadas.

É muito mais difícil o cabo de ignição apresentar defeito, porém caso você tenha efetuado a troca das velas e o problema persistiu, então talvez o problema seja nesse outro componente.

blank

Sou mecânico com muitos anos de experiência. Tenho preferências por carros japoneses e atualmente tenho um Subaru Impreza 2011. Quem sabe um dia consiga ter um Mitsubishi Eclipse ou então dirigir um Honda NSX. Nunca se esqueça: o melhor carro do mundo é o que a gente tem. | Instagram