Início » Manutenção » Como descobrir a viscosidade correta do óleo do motor

Como descobrir a viscosidade correta do óleo do motor

blank

Por algum motivo você deseja descobrir a viscosidade do óleo do motor do seu carro, seja para trocar em casa, ou então para saber se o mecânico está utilizando o óleo correto.

Caso você deseja trocar o óleo você mesmo, não deixe de ler esse artigo, onde ensinamos de uma maneira bastante fácil como você pode realizar esse serviço em sua casa, com as ferramentas que você tem disponível.

O que significa a viscosidade do óleo?

A viscosidade do óleo significa sua espessura ou “grossura”, quanto maior for o número, mais espesso será esse óleo.

Como o óleo muda sua viscosidade de acordo com a temperatura, o primeiro número, antes da letra W, significa sua viscosidade na fase fria, e o número após a letra W, significa a viscosidade na fase quente.

blank

Como saber o óleo correto do motor do carro?

É muito simples, basta ler o manual do fabricante do seu carro. Ou então, existe uma maneira ainda mais fácil. As fabricantes de óleo tem disponível uma tabela informando o óleo correto para cada motor. Basta procurar o seu carro nela.

Você pode consultar a tabela de mais de um fabricante, para ter certeza que estará aplicando o óleo correto. Abaixo você encontra a tabela da Ipiranga e Lubrax, as duas marcas mais comercializadas no Brasil.

Utilize o zoom ou baixe o documento para uma melhor visualização.

Tabela Ipiranga

Tabela Lubrax

blank

Sou mecânico com muitos anos de experiência. Tenho preferências por carros japoneses e atualmente tenho um Subaru Impreza 2011. Quem sabe um dia consiga ter um Mitsubishi Eclipse ou então dirigir um Honda NSX. Nunca se esqueça: o melhor carro do mundo é o que a gente tem. | Instagram