Início » Blog » Conheça os 3 melhores shampoos automotivos

Conheça os 3 melhores shampoos automotivos

shampoo é um item fundamental quando pensamos na clássica lavagem com água. Sua função é lubrificar o atrito causado entre a bucha e a frágil pintura do carro, além disso sua formula ajuda a soltar a sujeira da superfície do veículo, facilitando e dando segurança ao processo.

Existe uma grande diversidade de itens no mercado, prometendo maior brilho, alto poder de limpeza e outros atrativos para o consumidor. De olho nisso decidimos trazer aqui nesse artigo os 3 melhores shampoos, levando em conta custo benefício, eficiência e facilidade de ser encontrado no mercado.

1. Shampoo automotivo neutro: para limpeza simples

O shampoo automotivo neutro é utilizado para limpeza periódica do carro, do dia a dia. Como o pH do shampoo está na escala 7, ele é chamado de neutro. Isso significa que ele não agride a cera do carro, sendo ideal para limpezas leves, quando o carro não está muito contaminado.

Uma ótima marca, tanto em eficiência de limpeza quanto em rendimento é o Shampoo Melon Easytech. Ele é ideal para limpeza externa do veículo. Possui uma fórmula perfeitamente equilibrada que garante poder de limpeza preservando a integridade de plásticos, metais, borrachas e alumínio. Altíssimo rendimento, super concentrado chegando em diluições de até 1:400.

Importante lembrar também é que a marca tem selo “eco friendly”, não prejudica o meio ambiente com o resíduo de seus produtos. Você pode comprar com o melhor preço clicando aqui.

2. Shampoo automotivo limpador: para limpeza pesada

Para limpezas mais pesadas, como, por exemplo, após uma viagem em estradas de terra, é ideal usar um shampoo automotivo limpador. Esse shampoo pode ser mais alcalino (pH próximo a 8), para limpar materiais orgânicos, ou ácido (pH próximo a 6) para limpar óleos.

Quem tem o costume de encerar o carro precisa ter cuidado ao utilizar um shampoo automotivo limpador. Como ele não é neutro e tem mais abrasivos, ataca a camada de cera aplicada, exigindo uma reaplicação depois. Para carros sem cera não tem problema, o shampoo automotivo não ataca o verniz!

Nossa sugestão nesta categoria é o Multilimpador APC PLURI. Ele é um multifuncional destinado a remoção de sujeiras pesadas. Possui grande capacidade de ação contra óleos, gordura, graxas, sujeira encrustada em superfícies tais como vidro, rodas, caixa de rodas, motores, pneu, tecidos, pintura automotiva, o que faz desse produto um grande facilitador.

É um shampoo concentrado e de baixa viscosidade, fácil manipulação. As diluições podem ser trabalhadas de acordo com as superfícies e tipos de sujidade. Além disso é um dos produtos mais eficientes na limpeza de colchões por facilmente eliminar a gordura corporal devolvendo o branco natural do tecido.

A versatilidade desse detergente permite que seja usado tanto em tecidos como sofás, interiores de veículos, colchões e ao mesmo utilizado para limpeza de motores, rodas, caixa de rodas, pisos, metais com sujeira carbonizada. Tudo variando sua diluição.

O custo benefício é ótimo, já que ele não se detém apenas a limpeza da pintura externa. Você pode comprar com o melhor preço clicando aqui.

3. Shampoo automotivo com cera: para realçar o brilho

O shampoo automotivo com cera geralmente tem pH neutro, então em termos de limpeza é igual ao neutro sem cera. A limpeza não é profunda, no entanto, garante bons resultados para sujeiras orgânicas e de óleos. Muita gente pensa que a função do shampoo automotivo é encerar o carro. Mas, não! 

Esse shampoo forma uma camada fina de cera que até dá um brilho leve, mas sua função é limpar o carro e realçar a cera já aplicada. Quem não tem o costume de encerar o carro irá gostar do resultado, mas para quem usa a cera esse shampoo automotivo é perfeito, pois conserva o brilho do enceramento.

O Lava Autos Com Cera Lexar Luxcar é um produto que vem pra mostrar que nem tudo que é bom precisa ser caro. Com preço acessível e super bem avaliado pelos consumidores promove alto brilho e proteção, podendo ser utilizado em qualquer tipo de veículo ou pintura sem manchar.

Ele produz mais espuma com menos quantidade de produto, o que o torna muito mais fácil de enxaguar. Você pode comprar com o melhor preço clicando aqui. Além disso, ele também conta com nanotecnologia: separa a sujeira da lataria evitando riscos e hologramas.

Bom, até aqui você já deve ter escolhido qual a melhor categoria de shampoo pro seu veículo. Mas antes de se aventurar na lavagem vale anotar as dicas abaixo para melhorar o processo!

Se você lava bastante o carro, prefira diluições maiores do que 1:100

diluição significa a quantidade de água que pode ser misturada a uma parte do shampoo. Com os mais concentrados você pode misturar até 1 parte de shampoo para 400 de água sem perder espuma ou eficácia na limpeza. Para snow foam, prefira shampoos com concentração maior do que 1:100 para render mais.

Quem lava pouco o carro pode usar shampoos menos concentrados (por exemplo 1:50), pois são mais baratos. Esse shampoo rende menos, porém como as lavagens serão mais esporádicas vai durar bastante. Para calcular o rendimento basta pegar o volume total e multiplicar pelo número máximo de diluição. 

Por exemplo, uma embalagem de 1 L que indica diluição de 1:50 vai render, no máximo, 50 litros de shampoo diluído. Isso se você fizer a diluição que o fabricante indica. Se você fizer menos vai ter mais litros, porém o shampoo perde a força de limpeza.

Prefira com alta lubrificação para facilitar a lavagem

A lubrificação do shampoo automotivo é algo observado pelos profissionais em lavagem de carros e car detail. O shampoo com alta lubrificação espalha melhor e deixa mais fácil a lavagem, pois a luva desliza mais suavemente. Isso é muito importante para quem lava regularmente o carro!

Esse atributo é citado por algumas fabricantes nas propagandas e as vezes nos rótulos. Então, como não existe um ingrediente para conferir se o shampoo tem alta lubrificação, confira os comentários e avaliações dos consumidores. Quando possível prefira o shampoo automotivo com alta lubrificação!

Considere os shampoos com aroma

“Cheiro de banho tomado!” Isso também vale para os carros, então considere esse aspecto. Os shampoos automotivos com aroma melhoram a experiência de lavagem, além de deixar o carro cheirosinho por fora. Não é o máximo? Se você quer diferenciar o seu carro na lavagem, selecione um aroma e use no seu carro!

27 anos, trabalho na área da saúde. Adoro escrever, por isso colaboro tanto como escritora da AutoXP como da CasoCriminal.com.br, dá uma conferida lá também ;)