Assim como na sua casa, o ar-condicionado do carro também gasta bastante energia para funcionar. Por isso, de fato você gasta mais combustível e diminui a potência do motor para ele funcionar. Iremos explicar como isso funciona.

Aproximadamente o carro consome 10% a mais de combustível quando o ligar está ligado. Porém aqui vale uma observação, em velocidades acima de 80km/h, muitos testes mostram que com o ar-condicionado ligado o carro consome menos combustível do que com os vidros abertos, por conta do arrasto aerodinâmico.

O que realmente acontece na prática para o motor gastar mais combustível?

O compressor de ar-condicionado de um carro normalmente se encontra próximo da polia do virabrequim. E toda energia produzida por um carro está saindo do virabrequim, inclusive a energia que irá fazer o carro se movimentar.

A polia do virabrequim é a responsável por distribuir a energia para os acessórios do seu carro, como por exemplo para o alternador, sistema de iluminação, ar-condicionado, entre outros.

Muitas vezes o virabrequim também é chamado de girabrequim ou cambota.

Na outra ponta do virabrequim está a embreagem, responsável por distribuir a energia gerada pelo motor para as rodas do carro, mas nesse texto não vem ao caso.

Enquanto o compressor do ar-condicionado está desligado a polia gira livre, sem qualquer resistência, quando o compressor é ligado, começa a gerar uma resistência muito maior, já que ele necessita de energia para funcionar.

Essa resistência que o compressor impõe ao motor(virabrequim), faz com que ele tenha que gastar mais combustível para manter a mesma rotação, além de claro, estar tendo sua energia “roubada” por mais um acessório.

Caso você não saiba, a RPM do motor, ou seja, as rotações por minuto, é medida pelo número de rotações do virabrequim. Então se você olhar para o conta-giros de um carro, ali estará mostrando quantas voltas o seu virabrequim está dando por minuto.

Cada vez que colocamos mais resistência no virabrequim, mais força o motor terá que exercer para que continue a mesma rotação. Por causa disso o carro gasta mais combustível, pois existe uma resistência muito maior nela.

Categoria:

Últimos artigos

Confira os últimos artigos postados pela AutoXP

blank
É comum que as partes de plástico do carro comecem a desbotar […]
blank
Você já ouviu falar no termo “Car Care“? Traduzido literalmente ele significa […]
blank
Descobrir o óleo certo para seu carro é algo relativamente fácil. Basta […]
blank
Muitos motoristas almejam aumentar a potência do motor do seu carro, e […]
blank
Grande parte dos problemas no carro podem ser diagnosticados no começo se […]
blank
Você já deve ter tentado pesquisar sobre quais eram as melhores marcas […]
blank
Sem dúvidas, a cena mais icônica do Punta taco é o Ayrton […]
blank
O shampoo é um item fundamental quando pensamos na clássica lavagem com água. Sua […]