O “disparo” do motor a diesel é uma expressão usada para descrever o momento em que o motor sai do controle. O processo de combustão começa a ocorrer de forma espontânea, com o motor chegando a atingir a rotação máxima, produzindo muita fumaça e um som extremamente alto. Se trata de um evento raro, mas que pode acontecer com qualquer veículo alimentado a diesel.

Desligar o carro ou tentar remover a bateria não são alternativas, já que se trata de um processo de autocombustão. Controlar esse evento é difícil, mas agindo sabiamente é possível cessar esse processo. Mais adiante, neste texto, iremos ensinar como controlar.

Quando isso ocorre, os danos ao motor são severos, normalmente resultando em danos irreversíveis. Muitas vezes o motor precisa ser descartado, uma vez que as temperaturas alcançadas são tão altas que os materiais dentro dele começam a fundir.

Porque isso ocorre?

O disparo no motor a diesel ocorre porque, diferentemente do motor em ciclo Otto, não há a válvula borboleta, responsável por controlar a entrada de ar no motor. Com isso, o processo de combustão pode sair do controle.

Esse problema pode ocorrer com qualquer motor a diesel, não se tratando de um defeito específico. Como esses propulsores trabalham numa elevada taxa de compressão e por consequência acabam atingindo altas temperaturas no interior da câmara de combustão, qualquer substância que inflame acima de 400ºC pode alimentar o motor.

Por causa disso, é o óleo lubrificante responsável pela alimentação do motor quando ele dispara. A causa pode vir de diversos problemas, entre eles o mais comum: uma folga em um dos mancais da turbina, que permite o escape de óleo lubrificante para dentro do motor.

Além disso, também pode ser uma folga do anel do pistão, que permite que o lubrificante entre na câmera de combustão. Isso eleva a rotação do motor e consequentemente a pressão dentro do cárter, fazendo ele expulsar mais lubrificante pra admissão, tornando-se um ciclo vicioso. O motor será levado a exaustão e irá fundir caso o motorista não intervenha.

Como você viu, de nada adianta cortar a alimentação de diesel. A alimentação do motor está ocorrendo a partir do óleo lubrificante do cárter, isso explica também o motivo da fumaça branca que sai do escapamento.

Como evitar esse problema?

Uma maneira de evitar esse problema é nunca desligar o motor a diesel logo após forçar ele por um longo período. A turbina estará funcionando a mais de 600ºC e precisa de um tempo para resfriar. Deixar o carro ligado irá garantir que o óleo continue circulando para que diminua a temperatura da turbina.

O que fazer quando isso acontece?

O ideal seria tampar a entrada de ar do motor para que a combustão cessasse espontaneamente, já que a presença de oxigênio é necessária para qualquer queima ocorrer. Porém nos carros atuais a entrada de ar pode ser de difícil acesso, além disso, no momento que o motor a diesel dispara, a produção de fumaça e ruídos é muito elevada, dificultando o acesso.

Todavia existe uma solução para controlar esse evento. Se trata de “apagar” o motor a força, igual quando você vai arrancar o carro e acaba apagando sem querer. Contudo, os métodos são diferentes para carros de câmbio manual e automático.

Solução para carros de câmbio manual

No carro de câmbio manual é mais fácil resolver o problema. Pise fundo na embreagem e engate a quinta marcha, logo em seguida solte rapidamente a embreagem.

Como a quinta marcha não tem a finalidade de arrancar o carro, ele não vai ter força para suficiente para se mover. Ao realizar esse processo você irá sentir um forte solavanco, após isso o motor acabará apagando. Se esse processo for realizado a tempo, é possível que não haja dano algum ao motor.

Solução para carros de câmbio automático

No carro de câmbio automático é um pouco mais difícil controlar esse evento, porém também é possível resolver o problema sem causar perda total ao motor.

Para solucionar o problema, coloque o carro em modo neutro de frente para uma parede rígida e empurre o carro até encostar na parede. Quando o carro já estiver colado na parede, engate a marcha D (Drive). O motor irá forçar um pouco a parede, mas como a parede é mais resistente que ele, isso irá culminar no desligamento do motor.

Esse processo pode danificar um pouco a frente do veículo, principalmente o para-choque, porém mesmo assim os danos serão muito menores do que uma perda total do motor, que irá ocorrer caso você não controle o evento.

Conclusão

Como você viu, esse fenômeno é um problema sério e pode ocorrer com qualquer qualquer motor que trabalhe com diesel. Existem maneiras de evitar esse problema e também maneiras de controlar o evento caso ela ocorra, desde que seguidas as instruções corretamente, caso contrário irá resultar na perda total do motor.

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