Com o passar dos anos, todos os carros acabam apresentando arranhões na pintura, provenientes de pequenas batidas na lataria do veículo, comuns no dia-a-dia. Iremos lhe ensinar como retocar e tirar riscos, arranhões, machucados e pequenas batidas na pintura do seu carro.

Para muitos motoristas não é uma boa opção pintar a peça inteira do carro por algum defeito pequeno, já que tal trabalho faria perder a originalidade do veículo.

Esses arranhões podem ser ocasionados, por exemplo, por um carro carro que estava estacionado ao lado do seu. Quando o motorista foi abrir a porta acabou atingindo a sua, o que resultou em um machucado ou arranhão na pintura.

É normal ver motoristas fazendo reparos caseiros na pintura do carro utilizando esmalte de unha. Esse item é comum na casa da maioria dos brasileiros, entretanto existe uma alternativa melhor e tão barata quanto. Lembrando que essa técnica serve apenas para pequenos defeitos na pintura, e não uma peça inteira. Confira!

1° – Certifique-se de que um polimento não resolve

Muitas vezes o polimento é capaz de deixar o defeito imperceptível e trará uma solução mais adequada para a pintura. Porém o polimento só resolve se o defeito for superficial, caso tenha ultrapassado o verniz e atingindo a pintura, o polimento muito pouco poderá fazer para ajudar.

Então antes de pintar faça um polimento manual na região afetada para ver se resolve o problema. Como nesse caso a região afetada é pequena, você pode fazer o polimento em casa mesmo, sem a necessidade de adquirir uma politriz. Caso não resolva, prossiga no método.

2° – Compre a tinta correta em uma loja especializada

Aqui está o grande “pulo do gato”. Em vez de utilizar esmalte de unha, porque não utilizar uma tinta própria pra isso? Talvez pareça um pouco inacessível e caro para alguns, todavia é muito mais fácil do que você imagina.

Para achar a loja correta em sua região, você irá precisar apenas fazer uma pesquisa rápida no Google. Aconselho digitar na barra de busca “tintas automotivas”, provavelmente você não terá dificuldades em encontrar uma em sua região.

As empresas de chapeação e pintura da sua região compram a tinta pronta desse tipo de loja, provavelmente existam essas lojas de tinta automotivas perto de você.

Após isso, ligue para o estabelecimento e pergunte se vendem pequenas quantidades de tinta PU. Nós utilizamos essa tinta porque ela já vem com brilho próprio e não necessita de uma camada extra de verniz, como é o caso da tinta de poliéster, também muito utilizada no meio automotivo.. Em torno de 5ml já é o suficiente para muitos retoques, e custa em torno de R$10.

Provavelmente irão pedir para você ir com o carro até a loja, para facilitar o processo de escolha da cor correta. Na maioria dessas unidades especializadas em tintas automotivas é possível adquirir a cor exata para seu carro, mas é bem provável que a loja demore alguns dias para entregar. Caso você não queira esperar, existem cores bem similares que funcionam muito bem para retoques e normalmente você pode sair com elas na hora.

3° – Aplique a tinta no carro

Após isso, você vai precisar de um pincel simples, que pode ser adquirido em qualquer livraria ou papelaria. Com o mesmo, aplique a tinta na área a ser corrigida. Em torno de três demãos de tinta será o suficiente para um resultado satisfatório.

Agora é só aproveitar o seu carro com a pintura retocada.

Categoria:

Últimos artigos

Confira os últimos artigos postados pela AutoXP

É comum que as partes de plástico do carro comecem a desbotar […]
blank
Você já ouviu falar no termo “Car Care“? Traduzido literalmente ele significa […]
blank
Descobrir o óleo certo para seu carro é algo relativamente fácil. Basta […]
blank
Muitos motoristas almejam aumentar a potência do motor do seu carro, e […]
blank
Grande parte dos problemas no carro podem ser diagnosticados no começo se […]
blank
Você já deve ter tentado pesquisar sobre quais eram as melhores marcas […]
blank
Sem dúvidas, a cena mais icônica do Punta taco é o Ayrton […]
blank
O shampoo é um item fundamental quando pensamos na clássica lavagem com água. Sua […]