A troca de óleo no momento correto irá fazer seu motor ter uma vida útil muito maior, além de manter a potência original do veiculo e diminuir o consumo de combustível. O excesso de borra dentro do motor gera atrito, e a fricção ocasiona danos ao motor e disperdício de combustível.

Por isso é importante se atentar aos períodos de troca de óleo, para manter seu motor funcionando dentro do estabelecido pelo fabricante. Mas como trocar de maneira correta? Confira nesse post!

Na maioria dos carros de passeio as montadoras recomendam trocar o óleo entre 5.000km e 10.000km rodados, mas qual dos dois seria mais correto? A verdade é que não existe método unânime, e os próprios mecânicos discordam em alguns pontos.

A maioria das montadoras no Brasil informam em seus calendários de revisões a troca de óleo a cada 10.000km, já que esse é um período que se encaixa bem para fazer a troca do óleo juntamente com outros componentes. Mas se você olhar atentamente o manual de revisões do seu veículo provavelmente irá encontrar a informação de que em caso de uso severo deverá realizar essa troca na metade desse tempo, mas o que é uso severo?

Uso severo é quando o carro passa muito tempo ligado mas sem andar, isso ocorre bastante em engarrafamentos, quando o motor continua em funcionamento mas andando muito pouco. Acontece que mesmo sem andar o motor do seu carro estará trabalhando na marcha lenta e isso irá gerar degaste das peças do motor.

Poucos mecânicos (pra não dizer nenhum) recomendam a troca do óleo com 10.000km. Essa quilometragem está muito elevada pra fazer a troca desse fluído, isso se dá pelo fato de que a troca de óleo é relativamente barata perto das consequências que a ausência dessa manutenção ocasionam.

Além disso, o óleo tem validade, não devendo ser trocado apenas pela quilometragem, mas também pelo tempo. A maioria das montadoras e fabricantes de óleo no Brasil recomendam trocar o óleo a cada no máximo 1 ano. Por isso, preste também atenção na data da última troca de óleo, para não exceder esse prazo.

Ok, já entendi que não existe um número exato de quilômetros para fazer a troca de óleo, mas o que a AutoXP recomenda?

Para a maioria dos carros de passeio utilizados no Brasil, nós recomendamos trocar o óleo a cada 7.000km. Em caso de uso severo diminuir essa troca para cada 5.000km ou até 4.000km, para manter a viscosidade adequada do óleo. Agora, caso você use o carro exclusivamente para realizar viagens, recomendamos a troca de óleo para cada 10.000km. Obviamente você pode realizar a troca de óleo antes, porém isso irá gerar um gasto desnecessário de dinheiro.

E claro, sempre respeitando o período máximo de 1 ano entre as trocas de óleo.