Início » Preparação » Entenda porque o ar-condicionado gasta mais combustível e diminui potência do motor

Entenda porque o ar-condicionado gasta mais combustível e diminui potência do motor

blank

Assim como na sua casa, o ar-condicionado do carro também gasta bastante energia para funcionar. Por isso, de fato você gasta mais combustível e diminui a potência do motor para ele funcionar. Iremos explicar como isso funciona.

Aproximadamente o carro consome 10% a mais de combustível quando o ligar está ligado. Porém aqui vale uma observação, em velocidades acima de 80km/h, muitos testes mostram que com o ar-condicionado ligado o carro consome menos combustível do que com os vidros abertos, por conta do arrasto aerodinâmico.

O que realmente acontece na prática para o motor gastar mais combustível?

O compressor de ar-condicionado de um carro normalmente se encontra próximo da polia do virabrequim. E toda energia produzida por um carro está saindo do virabrequim, inclusive a energia que irá fazer o carro se movimentar.

A polia do virabrequim é a responsável por distribuir a energia para os acessórios do seu carro, como por exemplo para o alternador, sistema de iluminação, ar-condicionado, entre outros.

blank
Muitas vezes o virabrequim também é chamado de girabrequim ou cambota.

Na outra ponta do virabrequim está a embreagem, responsável por distribuir a energia gerada pelo motor para as rodas do carro, mas nesse texto não vem ao caso.

Enquanto o compressor do ar-condicionado está desligado a polia gira livre, sem qualquer resistência, quando o compressor é ligado, começa a gerar uma resistência muito maior, já que ele necessita de energia para funcionar.

Essa resistência que o compressor impõe ao motor(virabrequim), faz com que ele tenha que gastar mais combustível para manter a mesma rotação, além de claro, estar tendo sua energia “roubada” por mais um acessório.

Caso você não saiba, a RPM do motor, ou seja, as rotações por minuto, é medida pelo número de rotações do virabrequim. Então se você olhar para o conta-giros de um carro, ali estará mostrando quantas voltas o seu virabrequim está dando por minuto.

Cada vez que colocamos mais resistência no virabrequim, mais força o motor terá que exercer para que continue a mesma rotação. Por causa disso o carro gasta mais combustível, pois existe uma resistência muito maior nela.

blank

Sou mecânico com muitos anos de experiência. Tenho preferências por carros japoneses e atualmente tenho um Subaru Impreza 2011. Quem sabe um dia consiga ter um Mitsubishi Eclipse ou então dirigir um Honda NSX. Nunca se esqueça: o melhor carro do mundo é o que a gente tem. | Instagram