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Como fazer a manutenção correta do ar-condicionado do seu carro

É comum no inverno os motoristas esquecerem do seu ar-condicionado. Só que essa atitude pode trazer alguns problemas para o sistema, pois seu ar-condicionado precisa de manutenção mesmo em épocas que você não o utilize. Para evitar riscos e manter o bom funcionamento, basta seguir algumas dicas bem simples.

Assim você evitará dores de cabeça na hora do calor escaldante de algumas cidades brasileiras. E terá um carro na temperatura ideal durante todo o ano. Vale lembrar que, apesar de ser tratado como um item de conforto, o ar deve ser encarado como equipamento de segurança, uma vez que ajuda a manter a boa visibilidade em dias chuvosos graças ao desembaçador.

Evite deixar o ar condicionado desligado por muito tempo

Esse é o primeiro ponto que deve ser observado, entretanto é um dos aspectos normalmente mais esquecidos pelos donos dos veículos. Na prática, quando o ar-condicionado automotivo fica desligado por muito tempo, isso pode favorecer o acúmulo de poeira nos componentes. Para garantir a lubrificação e evitar o ressecamento das peças, ligue o ar pelo menos uma vez por semana.

Deve-se ter o hábito de ligá-lo pelo menos uma vez por semana por dois ou três minutos.

Recomenda Luiz Paulo Miranda, dono da Pinguim Centro Automotivo, empresa especializada no assunto em Belo Horizonte.

Segundo Miranda, os vazamentos ocorrem devido a ação corrosiva do gás usado para refrigerar o interior do veículo. “O sistema de ar-condicionado funciona junto com um óleo para inibir essa corrosão. Quando o ar é usado com pouca frequência, esse produto fica estático e não circula pelos conduítes de refrigeração, que acabam sendo corroídos até estourar, provocando o vazamento do gás”, explicou Miranda. O reparo de eventuais vazamentos sai, em média, por R$ 400 a R$ 450. 

O importante é fazer o ar circular pelo sistema. Dessa forma, no inverno e em locais que faz frio constantemente, pode-se ligar o ar-condicionado veicular na temperatura quente, em vez de apenas andar com os vidros fechados.

O filtro de pólen é uma das peças mais importantes do ar-condicionado. Ele reduz os odores e evita que partículas do ar externo entrem no veículo, como fumaça e poeira. Isso ajuda a evitar ou agravar problemas respiratórios como bronquites e rinites.

Uma dica importante no inverno é usar a função ventilar, sem o climatizador ligado, mesmo que por um curto período de tempo, como no trecho final para o trabalho. Isso minimiza odores e deixa o conjunto seco.

Limpeza

É fundamental manter o sistema limpo. Para isso, comece pelo lado externo, um paninho para tirar o pó das saídas é o suficiente. Mas e internamente? Bom, são duas opções: a primeira é pagar pelo serviço em uma oficina especializada.

A segunda, mais barata, é comprar um produto específico para limpeza dos dutos. Lembre-se de seguir as recomendações de uso e também o manual de instruções do veículo para evitar possíveis danos.

O nome desse processo de limpeza dos dutos é ozonização. O nome pode até ser complicado, mas tanto o produto quanto o procedimento são fáceis. As latas trazem um gatilho na parte superior e um prolongador. São assim para que a substância seja dissipada no fundo dos difusores de ar.

Cuidado para não deixar vazar, a substância pode manchar o painel ou sistema multimídia. Confira todas as instruções de uso e não esqueça de agitar a embalagem antes de utilizar.

Geralmente, as instruções solicitam que o serviço seja feito com o carro ligado e o ar-condicionado ativado, deve-se optar pelo modo de recirculação de ar. Libere o conteúdo da embalagem no fundo dos dutos de ar. Feche a porta e deixe o produto agir.

Você verá uma fumaça tomar conta de todo o veículo, mas fique tranquilo que faz parte do procedimento. O tempo médio para o produto fazer o efeito é de 30 minutos. Após isso, abra o carro por alguns minutos, retire e descarte a lata.

As dicas são simples e não demandam muito tempo do motorista. Em contrapartida evitam gastos futuros com consertos e impedem que você fique na mão durante o verão por falta de cuidado adequado com o sistema.

27 anos, trabalho na área da saúde. Adoro escrever, por isso colaboro tanto como escritora da AutoXP como da CasoCriminal.com.br, dá uma conferida lá também ;)