Início » Análise » CARRO POR ASSINATURA: saiba TUDO sobre essa modalidade

CARRO POR ASSINATURA: saiba TUDO sobre essa modalidade

blank

Aluguel de carros existem há bastante tempo no Brasil, agora está surgindo uma nova modalidade que se difere um pouco dela, chamada de carro por assinatura. Confira as diferenças para entender se você se enquadra no público que precisa desse tipo de serviço.

Quando você aluga um carro em locadora normalmente é por períodos curtos de tempo. A grande diferença do carro por assinatura para o aluguel é no quesito tempo de permanência com o veículo.

Na modalidade de carro por assinatura os contratos costumam ser de no mínimo 12 meses. Enquanto um aluguel convencional não costuma durar mais do que alguns dias ou semanas.

Além disso, quando você aluga através de locadora, normalmente o carro já está com alguma quilometragem, normalmente baixa, mas de qualquer forma o carro já não está mais com 0km igual na modalidade de carro por assinatura.

Mas será que compensa esse tipo de modalidade, ou comprar um carro continua sendo a melhor alternativa?

Um dos grandes marketings dos vendedores está sendo “você de carro novo todo ano“. Mas isso não é bem verdade, pra valer a pena esse tipo de modalidade é preciso optar pelo contrato de 48 meses, já que no contrato de 12 meses os valores não são tão interessantes.

Os carros mais baratos para assinar são no momento Fiat Mobi e Renault Kwid. No contrato de 12 meses e com franquia mensal de 1000km, estão custando R$ 1.249,00 por mês. Ou então se você preferir assinar por 48 meses, também com franquia mensal de 1000km, o valor mensal é de R$ 949,00.

A manutenção já está incluída nesse valor, mas é importante ressaltar que caso você opte por comprar ou então financiar um carro novo, terá um custo de manutenção baixo, já que carro novo não necessita de muita manutenção além da básica.

Como os carros citados estão custando na faixa de 40 mil reais, caso você opte por financiar em 48 meses, irá pagar um valor semelhante ao carro por assinatura, porém ao final do contrato terá um carro em seu nome, diferente do carro por assinatura onde você simplesmente devolve o carro para a loja.

A ideia é interessante, mas os valores não são muito atrativos, é uma boa opção para quem gosta de trocar de carro com frequência e não se preocupa com custos, ou então não quer se preocupar com nada que envolve manutenção e compra de carros.

Algumas lojas vendem a ideia de que você estará “livre” caso opte por adquirir um carro por assinatura, porém essa não é uma verdade, essa modalidade envolve contratos longos e multas em caso de desistência, então você não pode simplesmente desistir do contrato e pegar outro carro.

Existem opções melhores para adquirir um carro, como por exemplo, juntando uma pequena entrada e financiado o resto do valor. Você de fato terá que pagar a manutenção do veículo, mas se tratando de carro novo não são valores muito significativos, além do mais, ao término do contrato você terá um carro seu e quitado.

blank

Sou mecânico com muitos anos de experiência. Tenho preferências por carros japoneses e atualmente tenho um Subaru Impreza 2011. Quem sabe um dia consiga ter um Mitsubishi Eclipse ou então dirigir um Honda NSX. Nunca se esqueça: o melhor carro do mundo é o que a gente tem. | Instagram